quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Fiat 124 sport spider testes

Nas minhas pesquisas pela internet, encontrei também vários testes em todos eles tecem rasgados elogios ao pequeno desportivo. Sendo ainda verdade que vence a maioria dos comparativos da época.

Ensaio comparativo na revista Alemã Auto Motor und Sport em 1968 em que é feito um comparativo entre os seguintes automóveis:
Fiat 124 Spider 1400 AS
Alfa Romeo Dueto 1600
Triumph TR 4A 2100


Teste na revista Note americana Car & Drive em que é feita a apresentação do modelo Spider 1400 AS.


Teste comparativo da revista Norte Americana Road & Track de 1970, em que são comparados os seguintes automóveis:
Fiat Spider
Porche 914
MG MGB MkII
Triumph TR6

Mais uma vez o Spider 1400 AS, venceu com bastante vantagem sobre o segundo classificado, o Porche e o utimo foi o MG...


Mais um comparativo, mais uma vez efectuado pela revista Auto Motor und Sport de 1971 em que os automóveis ensaiados são:
Fiat Spider 1600 BS
Porche 914 1700
Alfa Romeo 1300 Spider
Matra 530 LX 1700

Este ensaio foi mais uma vez vencido pelo Spider que desta vez foi representado pelo modelo BS1 com o motor 1608 cc de 110 CV.

Agora um teste ao modelo Fiat coupe, que é modelo equivalente ao Spider, versão com tecto rigido, publicado pela Auto Motor und Sport em 1973.
Neste teste é ensaiado o modelo Fiat coupe 1800 e comparado com a anterior versão Fiat Coupe 1600, Alfa Romeo 2000 GTV, Ford Capri 3000 e Opel Manta 19 SR.

Por hoje já chega, nos próximos posts irei acrescentar testes mais actuais.

domingo, 5 de agosto de 2012

Diferentes versões Fiat Spider

Existem 4 Series de Fiat Spider:

Primeira serie AS, com um motor de 1400 cc, 90 CV, destinge-se das restantes series por ter o capot liso sem as duas bossas e os comandos da ventilação/aquecimento estão colocados no tablier.


Segunda serie BS e BS1, BS com motor de 1400 cc e BS1 com motor 1608 cc, 110 CV, dois carburadores, destinge-se da primeira serie por ter os comandos da ventilação/aquecimento entre os bancos da frente e pelas bossas no capot e farolins traseiros maiores que inclui a luz de marcha a traz.


Terceira serie CS e CS1 (Europa), CS com motor 1592 cc, 106 CV e CS1 com motor 1756 cc, 118 CV, destinge-se da segunda serie apenas pelos motores.



Terceira serie CSA, com motor 1756 cc, 128 CV, destinge-se das outras series por ser a versão que dá origem ao modelo que participou em vários ralis, sendo de salientar que tem dois carburadores, suspensão independente nas quatro rodas e substituição dos para-choques por pedaços de borracha.


Terceira serie CS1 (EUA), com motor 1756 cc, 92 CV, destinge-se da versão europeia pela inclusão dispositivos anti-poluição que retiraram potência ao motor e pelos para-choques maiores com barras de ferro cromadas e topos em plastico, para cumprir com as leis dos EUA.


Terceira serie CS2 (EUA), com um motor de 1995 cc, 102 CV.


Quarta serie DS, destinge-se das anteriores series por ser comercializado pela marca Pininfarina, equipado com dois motores, um identico à serie CS2 e outro o Volumex com 1995 cc, compressor, 135 CV.


História do meu FIAT Spider

Foi em 2006 que começou a minha paixão por este modelo da Fiat.

Fui a uma exposição de automóveis clássicos na EXPONOR, com a intenção de procurar um MGB descapotável e depois de me sentar no primeiro MGB que encontrei, fiquei espantado com um detalhe/problema...

Qual é esse problema, não é possível a uma pessoa com 1,92 metros, ver a estrada!

Depois percorri o resto da feira meio desiludido, pois era um carro que sempre gostei desde a minha infância . Por fim dei de caras com um Fiat Spider de 1979 versão americana com para-choques em plástico e sentei-me e verifiquei que neste carro conseguia ver a estrada sem problemas, mas também um não era do meu agrado pois não tinha o charme dos cromados do MGB, continuei a visita pela feira e encontrei um Spider de 1973 versão europeia com os para-choques cromados, todo desmontado e  a precisar de ser recuperado, fiquei logo interessado e fui para casa procurar na Internet o que era esse Fiat Spider, o que descobri foi muito interessante, aqui deixo uns tópicos:

- Motor :
Muito evoluído para a época, desenhado  por Aurelio Lampredi, ex projectista de motores  Ferrari de F1.
Primeiro motor de produção em serie a utilizar correia de distribuição em fibra.
Duas arvores de cames na cabeça.
A base deste motor foi utilizada pela Lancia nos Integrale S4 de rali!

- Chasis :
Desenhado pela Pininfarina.
Caixa com 5 velocidades,
Travões com discos nas 4 rodas, servofreio e compensação automática com o peso!
Capota de fácil abertura e fecho (10 segundos!).

Fiquei desconfiado, por duas questões:
Sendo as características do carro tão superiores ao MGB, porque não se via mais nas estradas? A Internet deu-me a resposta, os americanos gostaram tanto deste carro que a Fiat exportou para os Estados Unidos toda a produção desde 1975.
Peças de substituição, tendo toda a produção exportada para os EUA, não devia haver peças na Europa..., mais uma vez a resposta veio da Internet, apesar de nos EUA existe tudo, mas mesmo tudo para o Spider (para motores especificação americana), na Europa também existe a BERTORICAMBI em Paredes, que tem tudo para Fiat, Alfa Romeo e Lancia e existe também a Spider-point.com que também tem tudo mas inclui peças especificas para as poucas unidades (versão europeia).

O resultado é que comprei o meu Fiat Spider 1800 de 1973, sem saber se funcionava e todo desmontado (claro que com algumas garantias do vendedor)!

Como em 2007 fui para Angola em trabalho, só em 2008 é que ficou pronto e que espectáculo que é andar no meu Spider! É a minha grande paixão para além da família como é lógico, a minha mulher é louca pelo carro, as minhas filhas só querem andar no Spider (nem que chova)!!!

Vou colocar neste Blog, tudo que descobri acerca deste carro tão especial.

O meu Fiat 124 sport spider 1800 CS1 Europeu




FIAT 124 SPORT SPIDER

No fim da primeira grande viagem