domingo, 5 de agosto de 2012

História do meu FIAT Spider

Foi em 2006 que começou a minha paixão por este modelo da Fiat.

Fui a uma exposição de automóveis clássicos na EXPONOR, com a intenção de procurar um MGB descapotável e depois de me sentar no primeiro MGB que encontrei, fiquei espantado com um detalhe/problema...

Qual é esse problema, não é possível a uma pessoa com 1,92 metros, ver a estrada!

Depois percorri o resto da feira meio desiludido, pois era um carro que sempre gostei desde a minha infância . Por fim dei de caras com um Fiat Spider de 1979 versão americana com para-choques em plástico e sentei-me e verifiquei que neste carro conseguia ver a estrada sem problemas, mas também um não era do meu agrado pois não tinha o charme dos cromados do MGB, continuei a visita pela feira e encontrei um Spider de 1973 versão europeia com os para-choques cromados, todo desmontado e  a precisar de ser recuperado, fiquei logo interessado e fui para casa procurar na Internet o que era esse Fiat Spider, o que descobri foi muito interessante, aqui deixo uns tópicos:

- Motor :
Muito evoluído para a época, desenhado  por Aurelio Lampredi, ex projectista de motores  Ferrari de F1.
Primeiro motor de produção em serie a utilizar correia de distribuição em fibra.
Duas arvores de cames na cabeça.
A base deste motor foi utilizada pela Lancia nos Integrale S4 de rali!

- Chasis :
Desenhado pela Pininfarina.
Caixa com 5 velocidades,
Travões com discos nas 4 rodas, servofreio e compensação automática com o peso!
Capota de fácil abertura e fecho (10 segundos!).

Fiquei desconfiado, por duas questões:
Sendo as características do carro tão superiores ao MGB, porque não se via mais nas estradas? A Internet deu-me a resposta, os americanos gostaram tanto deste carro que a Fiat exportou para os Estados Unidos toda a produção desde 1975.
Peças de substituição, tendo toda a produção exportada para os EUA, não devia haver peças na Europa..., mais uma vez a resposta veio da Internet, apesar de nos EUA existe tudo, mas mesmo tudo para o Spider (para motores especificação americana), na Europa também existe a BERTORICAMBI em Paredes, que tem tudo para Fiat, Alfa Romeo e Lancia e existe também a Spider-point.com que também tem tudo mas inclui peças especificas para as poucas unidades (versão europeia).

O resultado é que comprei o meu Fiat Spider 1800 de 1973, sem saber se funcionava e todo desmontado (claro que com algumas garantias do vendedor)!

Como em 2007 fui para Angola em trabalho, só em 2008 é que ficou pronto e que espectáculo que é andar no meu Spider! É a minha grande paixão para além da família como é lógico, a minha mulher é louca pelo carro, as minhas filhas só querem andar no Spider (nem que chova)!!!

Vou colocar neste Blog, tudo que descobri acerca deste carro tão especial.

2 comentários:

  1. Boas tive a dar uma vista de olhos no seu blog, tenho um 124 spyder de 1970 1600cc vermelho igualzinho ao seu heheh, obrigado pelas dicas! Cumprimentos e boas viagens na sua maquina!

    ResponderEliminar
  2. Boas tive a dar uma vista de olhos no seu blog, tenho um 124 spyder de 1970 1600cc vermelho igualzinho ao seu heheh, obrigado pelas dicas! Cumprimentos e boas viagens na sua maquina!

    ResponderEliminar